Pesquisar
Assine Nossa Newsletter
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.
Entre em Contato
-
Últimas Novidades
A dragagem de material sedimentar é comumente realizada em empreendimentos costeiros, seja para melhorar o tráfego marítimo ou para melhorar a circulação da água. Também pode ocorrer a dragagem para retirada de areia, com a finalidade de utilização do recurso como matéria prima. Em qualquer um dos casos, primeiramente ocorre a ressuspensão dos sedimentos e a disponibilização dos contaminantes na coluna d’água, caso o mesmos estejam presentes no sedimento. Além disso, ainda é necessário avaliar o local onde haverá disposição do material oriundo da dragagem, caso o mesmo não seja comercializável.
Assim, na área costeira, a D2L possui experiência com os empreendimentos especificamente de dragagem dos seguintes locais:
– Realização de coletas de água e sedimento em 6 pontos de coleta no complexo lagunar de Jacarepaguá, nas Lagoas da Tijuca, de Jacarepaguá e Marapendi, em 2012. Este serviço foi realizado para subsidiar a emissão da licença de coleta para dragagem das Lagoas, para melhorar a qualidade ambiental da região.
– Coleta de amostras de água para monitoramento dos efeitos da pluma de sedimento durante a dragagem da região portuária, nos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ). Coleta de amostras de água na superfície e no fundo em 11 pontos de coleta na Baía da Guanabara.
– Realização de coleta de 8 testemunhos e sedimento de praia para um condomínio no litoral de Angra dos Reis (RJ) em 2009, como subsídio à modelagem matemática de dispersão de sedimento durante a dragagem do canal de navegação.
– Implementação do Programa de Monitoramento Limnológico, com a realização de monitoramentos diários ao longo de quatro meses (2016 e 2017), além de três campanhas de monitoramento do bota-fora marinho, com coleta e medição de parâmetros físicos e químicos na água e no sedimento, e biológicos (bentos, fitoplâncton e zooplâncton). Neste estudo foram coletadas amostras em quatro pontos na área de dragagem e outros quatro pontos na área do bota-fora, no município de Angra dos Reis, no Sul Fluminense.
– Realização de coleta de 6 testemunhos e sedimento para um estaleiro em Niterói (RJ) em 2017, para avaliação do material a ser dragado conforme disposto na Resolução Conama 454/2012.
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.
Telefones de Contato: (21) 99578-9132
e-mail: contato@d2l.com.br
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.