Pesquisar
Assine Nossa Newsletter
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.
Entre em Contato
-
Últimas Novidades
Emissários submarinos são comumente instalados na região costeira, para o descarte de efluentes líquidos de origem doméstica ou industrial. Este descarte é causador de diversos impactos ambientais no meio marinho, sob diferentes aspectos.
A D2L realizou o monitoramento da pluma de descarte de emissários na região do polo industrial de Guamaré e da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, em parceria com outras empresas. Foram realizadas 5 campanhas oceanográficas entre abril de 2008 e abril de 2010, com lançamento de CTD, coleta de água, sedimento e biota associada (plâncton, bentos e foraminíferos) em 44 pontos de coleta.
As coletas foram realizadas em diferentes tipos de embarcações, dependendo da campanha e da disponibilidade. As amostragens de água foram realizadas com garrafas tipo Niskin e Go-Flo, ambas lançadas para coleta das amostras na camada superficial, uma vez que a profundidade local é relativamente rasa, chagando a cerca de 8 metros.
As amostragens de sedimento foram realizadas com auxílio de mergulhadores e com a utilização de um mini-ROV (Remotely Operated Vehicle) durante as primeiras campanhas. Já nas últimas campanhas, a coleta foi realizada com um amostrador do tipo mega Van-Veen, que dispensou a utilização de mergulho.
Durante a coleta nos emissários submarinos as subamostras de água e sedimento foram devidamente etiquetadas e armazenadas, e enviadas para os respectivos laboratórios dentro do prazo e condições definidas pleo cliente.
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.
Telefones de Contato: (21) 99578-9132
e-mail: contato@d2l.com.br
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.