Pesquisar
Assine Nossa Newsletter
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.
Entre em Contato
-
Últimas Novidades
A implantação e operação de portos e terminais marítimos causam impactos ambientais relativamente importantes, principalmente no contexto local. Neste sentido, o monitoramento ambiental possui grande relevância, seja antes da implantação do empreendimento (caracterização), durante a construção ou na operação do empreendimento, conforme condicionantes estabelecidas pelo órgão licenciador.
A D2L possui experiência em complexos portuários nos seguintes projetos:
– Implementação dos programas de monitoramento da qualidade da água, sedimento, biota (fitoplâncton, zooplâncton, ictioplâncton, macrófitas, ictiofauna e bentos) da área de influência marinha (costeira e bota-fora) e lagunar da implantação da Unidade de Construção Naval do Açu – Porto do Açu (de Fevereiro de 2012 até dezembro de 2013), com a realização de 31 campanhas na região. Neste estudo também foi realizada trimestral a batimetria das lagoas costeiras na área de influência do empreendimento, realização de perfis de praia para avaliação da erosão costeira. Projeto realizado em cumprimento às condicionantes ambientais da Licença de Instalação do empreendimento.
– Realização de batimetria e medição de vazão de canais adjacentes à um estaleiro situado na região norte do estado do Rio de Janeiro, em 2011. Foi realizado levantamento batimétrico e medição de vazão ao longo de 7km dos canais. Coleta realizada na etapa de licenciamento ambiental, com vistas à emissão da Licença Prévia.
– Realização de 3 testemunhos sedimentares para avaliação do material a ser dragado em um porto na Baía de Guanabara (RJ) em 2012. Os testemunhos foram coletados para determinação da concentração dos contaminantes nas diferentes camadas sedimentares, em cumprimento a resolução Conama 454/2012. Nesta mesma campanha foi realizada coleta de amostras de água na superfície e no fundo dos 3 pontos de coleta.
– Realização de coleta de água em 18 pontos de coleta para um terminal marítimo situado na baía da ilha grande, no município de Angra dos Reis (RJ). Neste projeto foram realizadas duas campanhas, em 2013 e 2014, em situação de maré vazante, com amostragem na superfície e no fundo da coluna d’água, em cumprimento às condicionantes ambientais da Licença de Instalação.
– Realização de caraterização ambiental com vistas à emissão da Licença Prévia de um empreendimento portuário em Macaé (RJ) em 2014, onde foram realizadas coletas de água na área marinha em 7 pontos de coleta. Nos canais adjacentes ao empreendimento foram realizadas coletas de água e medição da vazão em 3 pontos de amostragem.
– Execução de estudo limnológico visando implantação de terminal portuário, com a realização de uma campanha de coleta de dados em 2018. Foi realizada a medição de parâmetros físicos e químicos na água e no sedimento, e biológicos (bentos, fitoplâncton e zooplâncton), além de coleta de testemunhos sedimentares. Neste estudo foram coletadas amostras em 12 pontos na baía do Capim, no município de Abaetetuba, no estado do Pará.
– Realização de estudo limnológico e de ictiofauna visando implantação de terminal de regaseificação de GNL, com a realização de duas campanhas de coleta e medição de parâmetros físicos e químicos na água e no sedimento, e biológicos (bentos, fitoplâncton e zooplâncton). Também foi realizada a coleta de ictiofauna e carcinofauna com a utilização de diferentes petrechos de pesca. Neste estudo foram coletadas amostras em 12 pontos na baía de Marajó, no município de Barcarena, no estado do Pará.
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.
Telefones de Contato: (21) 99578-9132
e-mail: contato@d2l.com.br
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.